terça-feira, 19 de novembro de 2013

Eta calor da gota serena!

Boa tarde pra você que não sabe mais o que vestir diante do calor dos infernos que anda fazendo na cidade onde mora. Mesmo para quem tem o conforto do ar condicionado no carro, porque, para quem tem carro e mora no sertão da Bahia, ar condicionado deixou de ser acessório de luxo há muito tempo para ser um item necessário, o calor continua fritando o juízo. E não é só nos carros. Aqui em Paulo Afonso, mesmo quem tem pouca grana investe em um ar condicionado em casa, ao menos no quarto, para não correr o risco de acordar com a cama toda molhada de suor no meio da madruga, como aconteceu comigo nessa noite. Ventilador? O ar sai quente, vocês não estão entendendo a dimensão do calor que faz nessa cidade.

Procurando algo que não me fizesse derreter por conta da quentura (se jogar um ovo no asfalto, é capaz de fritar), e que não deixasse meus predicados expostos, afinal, não devemos sensualizar no local de trabalho, fui, livre, leve e solta, de pantalona e blusa cavada, de tecido bem levinho. O problema é que, se você não usar um bom protetor solar, mesmo morando a cinco minutos, à pé, do trabalho, corre o risco de pegar um bronze e ficar com aquela marca medonha da blusa (já aconteceu comigo). Se tiver tatuagem, o cuidado tem que ser dobrado, senão rapidinho ela desbota. Uma sombrinha também é importante para proteger do sol, o que, no meu caso, evita dores de cabeça, e suar menos. Isso vale para Salvador ou qualquer lugar onde o sol dá o ar da graça de com força. A propósito, nos meus tempos de Soterópolis, onde o verão chega mais cedo e o calor é de matar, via, de vez em quando, no buzu, uma moça que chamava a atenção de todo mundo ao se abanar com um leque chiquerésimo. Não vou mentir que, diante da falta do ar condicionado nos ônibus, eu morria de inveja da coragem dela, porque andar de buzu em Salvador se abanando com um leque não é para qualquer um. O povo, que não faz outra coisa senão reclamar do calor, em vez de seguir o exemplo e parar de rir da cara da menina, prefere fazer ventinho com aqueles folhetos de propaganda de supermercado.

Cabelinhos sob o sol fritante do sertão, fui!

(clique na foto para ampliar)


(clique na foto para ampliar)
(clique na foto para ampliar)
(clique na foto para ampliar)
(clique na foto para ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário